SOS SOROCABA

Medidas Socioeducativas

<p>Atendimento à 40 adolescentes que se encontram em situação de conflito com a lei e que já receberam a Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) ou Prestação de Serviços à Comunidade (PSC).</p>

Atendimento à 40 adolescentes que se encontram em situação de conflito com a lei e que já receberam a Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) ou Prestação de Serviços à Comunidade (PSC).

<p>O projeto conta com Profissionais que realizam visitas, fazem acompanhamentos e produzem informações para o Sistema de Justiça.</p>

O projeto conta com Profissionais que realizam visitas, fazem acompanhamentos e produzem informações para o Sistema de Justiça.

<p>O objetivo é a inserção dos jovens na escola, em cursos profissionalizantes e atividades educativas.</p>

O objetivo é a inserção dos jovens na escola, em cursos profissionalizantes e atividades educativas.

<p>Recursos oriundos de Termo de Colaboração firmado com a SECID.</p>

Recursos oriundos de Termo de Colaboração firmado com a SECID.

MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS E JUSTIÇA RESTAURATIVA EM SOROCABA.

A Justiça Restaurativa passou a atuar, em Sorocaba, em agosto de 2017, com o grupo gestor inicial, que começou estudar e planejar a sua implementação no município.

Após o prazo de levantamento das necessidades, decidiu-se iniciar com os casos relativos à medida socioeducativa, inicialmente nas situações prévias à sentença do juiz.

Assim, logo após a realização do boletim de ocorrência de algum ato infracional praticado por adolescente, o documento é encaminhado ao Ministério Público e ao Cartório da Infância e Juventude e o caso é direcionado às organizações que atendem os adolescentes.

Uma vez que haja a concordância voluntária do adolescente e de sua família, eles são convidados a colocar em prática as medidas restaurativas indicadas e, havendo esse acordo, o processo é arquivado, na sequência da homologação do acordo pelo juiz.

Whatsapp