Projeto SOS ECO:  Horta Social Urbana reintegra pessoas em situação de rua

A população em situação de rua no país cresceu 140% a partir de 2012, segundo dados do IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. O cálculo utilizou o censo anual do Censo SUAS (Sistema Único de Assistência Social), que reúne informações das secretarias municipais e do Cadastro Único do governo federal.

Proporcionar saúde, alimentação, recuperação da autoestima e inclusão para essas pessoas é tarefa complexa, que exige acolhimento e atuação em múltiplas frentes. E essa população encontra-se ainda mais vulnerável desde o início da pandemia, com o aumento da desocupação e com a crise econômica.

Em Sorocaba, o SOS se dedica a trabalhar com pessoas em situação de rua, e atua desde 1968 buscando reintegrá-las na sociedade.

Uma das frentes desenvolvida pelo SOS é um projeto de agricultura urbana com práticas agroecológicas, desenvolvido em um terreno localizado ao lado de uma grande área verde, oferecendo prática e teoria de plantio agroecológico.

As oficinas têm função de desenvolver habilidades socioemocionais dos educandos, ao mesmo tempo em que trabalham questões sobre mercado de trabalho e emprego. As pessoas que frequentam o curso são encaminhadas pelo Centro de Triagem.