Programa “HumanizAção” realiza quase seis mil acolhimentos a pessoas em situação de rua neste ano

As equipes do programa “HumanizAção” já realizaram, desde o início de 2022, 7.102 abordagens sociais especializadas a pessoas em situação de rua, sendo que esses atendimentos geraram 5.941 oportunidades de acolhimento no Serviço de Obras Sociais (SOS).

Entre janeiro e agosto deste ano, desse total, 364 pessoas foram encaminhadas ao Centro de Triagem; 51 receberam cuidados em saúde e mais de mil pessoas conseguiram retornar ao lar de origem, seja em Sorocaba ou em outras cidades de procedência. O retorno ao lar é providenciado pela Prefeitura de Sorocaba, sempre nas situações em que há o desejo da pessoa e a viabilidade para que isso aconteça.

Ao aceitar o acolhimento no SOS, as pessoas têm à disposição no local, diariamente, alimentação saudável, banho quente, roupas limpas e lugar para o pernoite, além da atenção cuidadosa e humanizada que caracteriza esse serviço. Ainda, sempre que necessário, também é feito o encaminhamento dos que precisam para serviços de saúde. O objetivo principal desse trabalho é propiciar chances reais para uma verdadeira mudança de vida, contribuindo para a reinserção dessas pessoas no convívio em comunidade.

“Esse trabalho tem mostrado excelência pelos resultados obtidos até agora, auxiliando pessoas em situação de rua a melhorarem sua qualidade de vida e possibilitando sua reinserção na sociedade, sempre que elas aceitam esse auxílio e agarram com vontade essa nova chance que é oferecida. Esse trabalho exige esforço contínuo e nós, da equipe atuante, não mediremos esforços para fazer a diferença na vida dessas pessoas”, comenta o secretário de Gabinete Central (SGC), João Alberto Corrêa Maia.

O “HumanizAção” é realizado desde o início de 2021, atuando de forma integrada por equipes da Secretaria do Gabinete Central (SGC), Secretaria da Cidadania (Secid), contando ainda com sua Coordenadoria de Álcool e Outras Drogas, e Secretaria da Saúde (SES), além do apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), que integra a Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e Urbes – Trânsito e Transportes.

Ações diárias

Ao longo desta terça-feira (13), as equipes do programa social realizaram 59 abordagens especializadas a pessoas em situação de rua, em 11 diferentes pontos da cidade, sendo que 24 delas aceitaram receber acolhimento no SOS.

As equipes percorreram os seguintes locais: Praça Cel. Fernando Prestes, redondezas da Rodoviária, Rua São Bento, Rua XV de Novembro, Rua Padre Luiz, Rua da Penha, Avenida Gal. Osório, Praça João Naruyuki Sugui, Avenida Gal. Carneiro, Rua Dr. Campos Salles e Avenida Izoraida Marques Peres.

A população pode sempre colaborar com a ação, informando os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua necessitando de cuidados e acolhimento, assim como doando roupas, cobertores e alimentos. O contato pode ser feito pelo WhatsApp (15) 99666-2636 (24h por dia) ou pelos telefones: (15) 3229-0777, do SOS; (15) 3212-6900, da Secretaria da Cidadania (Secid) e 153, da Guarda Civil Municipal (GCM).

https://noticias.sorocaba.sp.gov.br/programa-humanizacao-realiza-quase-seis-mil-acolhimentos-a-pessoas-em-situacao-de-rua-neste-ano/