30/11/2013

Concessionárias de veículos farão parceria com o SOS para o plantio de árvores

Para atender ao projeto "Um Veículo, Uma Árvore", realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), representantes de concessionárias de automóveis firmarão neste sábado (30), às 11h30, uma parceria com o Serviço de Obras Sociais (SOS) para viabilizar o plantio de mudas de árvores na cidade por meio do projeto "SOS Eco". O evento será na sede do projeto, na Vila Rica, e contará com a presença da secretária do Meio Ambiente, Jussara de Lima Carvalho, e do secretário de Esporte e Lazer (Semes), Francisco Moko Yabiku.

De acordo com a lei municipal nº 8.568/08, de autoria de então vereador Francisco Moko Yabiku, as concessionárias são obrigadas a plantar árvores para cada veículo zero-quilômetro vendido na cidade.

Conforme o cronograma da Secretaria do Meio Ambiente, em janeiro de 2014, as concessionárias deverão entregar um relatório apontando o número de veículos vendidos de 1º de junho a 31 de dezembro deste ano. O plano de execução do projeto prevê para março de 2014 o plantio do número correspondente em árvores no Parque dos Ipês. A previsão é de que sejam plantadas 12 mil exemplares arbóreos relativos a esse segundo semestre.

As concessionárias ficaram responsáveis pela compra e o plantio das mudas, enquanto a Sema definirá a espécie e o tamanho das mudas, como também cuidará da manutenção da área.

A sede do "SOS Eco" está localizada na rua Rubens Antonio Nazaré Santos, 50, na Vila Rica.

 

Sobre o SOS Eco

O "SOS Eco" é uma iniciativa da Prefeitura de Sorocaba em parceria com o SOS, dentro do projeto "Recomeçar - Plantando a Liberdade", que tem como objetivo aliar melhorias às condições ambientais da cidade, por meio da arborização urbana, com a oportunidade de inclusão social. O projeto realiza um trabalho socioambiental na produção de mudas, envolvendo menores em conflito com a lei que frequentam o Clube do Nais.

Fonte: SECOM Sorocaba - www.agencia.prefeiturasorocaba.com.br/noticia/26985/